Atualmente é cada vez mais comum ter cachorros como animais de estimação, então preparamos esse artigo pra que você possa refletir se você está preparado para ter um cão. Responda as perguntas abaixo com sinceridade:
- Todos que moram com você também desejam um cão de estimação?
- O local que você mora tem um espaço apropriado para o animal que você pretende ter? (um espaço que um Yorkshire precisa é sem dúvida menor do que o que um Labrador precisa)
- Você tem condições de arcar com as despesas de alimentação, vacinas e consultas esporádicas ao veterinário?
- Você terá tempo e disposição para dedicar um pouco do seu dia ao animal? Cachorros precisam de atenção, carinhos e brincadeiras
- Cães vivem cerca de 12 anos. Você tem certeza que terá disposição para estar ao lado do seu animal todo esse tempo?
- Se o seu cão fica solto pelas ruas, você ajudaria a controlar a população de cães de rua e a diminuição do abandono de animais, através do castramento?
Caso você tenha respondido não para algumas das perguntas feitas a cima, nosso conselho é que pense mais antes de ter um cãozinho de estimação. Essa é uma decisão séria e é preciso ter muita responsabilidade e certeza ao tomá-la, por isso pense bem!
Escolhendo a raça ideal
Se você chegou à conclusão que está preparado pra ter um cachorro, o próximo passo é conhecer as raças mais comuns e ver qual se adequar melhor ao seu perfil ou da sua família. Existem cachorros que são mais carinhosos, outros são mais independentes, outros precisam de muito espaço e não são adequados para apartamentos, etc. Ou seja, existem várias raças com características diferentes que vão muito além da aparência e é preciso conhecer pelo menos um pouco de cada uma para saber escolher o seu futuro cãozinho.Primeiros momentos com o novo cachorro
Quem leva um filhotinho de cachorro para casa precisa se preparar para as primeiras noites pois, como todo bebê, o filhote chora e sente falta da sua mãe ou dos seus irmãos, e é preciso ter muita paciência nesse primeiro momento.Existem alguns truques que podemos usar para passar por esse período de adaptação do cachorro sem muito sofrimento. Uma boa dica é colocar uma camisa usada pelo dono no local onde o cachorrinho vai dormir, assim ele sente o cheiro do dono e tem a impressão de que não está sozinho. Outra dica importante é resistir ao choro do filhote. Por mais que a vontade seja levá-lo para dentro de casa ou até mesmo para sua cama, não faça isso! Ao menos que queira que isso se torne uma rotina para você, pois o cachorro vai entender que é só chorar pra ganhar a atenção do dono e vai querer usar essa artimanha sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário